O mercado de produtos e serviços está passando por diversas transformações de divulgação, antes eram usados panfletos e outdoors, no cenário atual as apostas são em mídias sociais, dessa forma a maneira de exercer o marketing e comunicar com os clientes, também tem passado por transições. Com esse cenário volátil, visto que o marketing está cada vez mais digital, as organizações estão migrando para os ambientes digitais já que é a necessidade do momento. Em resultado a essa nova demanda no mercado, as empresas tem recorrido a novas ferramentas de divulgação, como os influenciadores digitais.
Os influenciadores digitais, começaram a princípio como uma forma das pessoas se divertirem na internet, seja fazendo vídeos para o Youtube ou apenas interagir nos stories, mas com a evolução do mercado digital, foi visto como uma oportunidade, que trabalhar com as pessoas que estavam na internet surgiria efeito, visto que tinham um público grande de seguidores. Dessa forma, as marcas começaram a enviar os famosos “Recebidos” e mostrar aos seus seguidores os produtos, fazendo com que os usuários fossem conhecer a marca ou até mesmo realizar alguma compra.
Atualmente, esses influenciadores digitais usam suas contas nas redes sociais (Instagram, TikTok, Facebook, Twitter, etc), como forma de trabalho e vários estão fazendo o seu nome virar uma marca. Esses indivíduos, estipulam um segmento para trabalhar, pois fazendo assim, tem a facilidade das marcas do mesmo nicho procurar o digital influencer para realizar as divulgações. Sendo assim, o empreendedor digital e um influenciador consegue incorporar a divulgação e mostrar a importância da marca, seja de pequenas empresas ou até mesmo organizações já consolidadas no mercado. Para Safko e Brake (2010) “influência é o alicerce sobre o qual todas as relações economicamente viáveis são construídas”.
Referências
Safko, L., & Brake, D. (2010). A bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher.