O que leva um cliente a escolher um produto ao invés de outro? Ou optar por determinada marca em detrimento de outra? Existem muitos motivos por trás das escolhas dos consumidores.
A boa experiência no site sem dúvidas é um desses fatores, outro é a confiabilidade que o site passa, as imagens dos produtos, o valor e oferta, a descrição completa sobre os detalhes e funcionalidades da mercadoria, o frete, e sem sombra de dúvidas a avaliação de outras pessoas que já compraram no seu site.
Para confiar que está fazendo a melhor escolha os clientes conferem o que outras pessoas estão dizendo sobre a experiência que tiveram, se a maioria dos comentários forem negativos, a chance dele optar pelo seu site é baixa, mas se a maioria dos comentários forem de pessoas satisfeitas, ele provavelmente te escolherá também. Isso acontece por causa de um efeito chamado necessidade de prova social.
Prova social
A maioria das compras não são realizadas de forma racional, a parte do nosso cérebro responsável pelos impulsos, pode ser ativada durante um processo de compra, isso faz com que milhões de pessoas diariamente compram por impulso e sem pensar duas vezes.
Para ativar essa parte do cérebro que compra por impulso, estudiosos descobriram que existem os gatilhos mentais, que são ações que influenciam determinados comportamentos. Um desses gatilhos é a prova social.
Os seres humanos têm a necessidade de serem aceitos, viverem em comunidades e fazerem parte de um determinado grupo. Essa necessidade influencia em diversos comportamentos, inclusive na gora de realizar uma compra. Isso cria o efeito de manada, as pessoas têm a impressão que se todos optam por determinada coisa, ela é a melhor opção. Por exemplo, pense que você precisa almoçar e na rua em que esta tem apenas dois restaurantes, 1 deles está cheio e o outro vazio, naturalmente você vai deduzir que o cheio tem a melhor comida porque a maioria das pessoas optou por ele. Pode ser que ele não seja o melhor, mas o efeito manada age diretamente em você e o faz tomar a decisão baseada na prova social.
O mesmo acontece dentro do seu site. Se você tiver muitas avaliações positivas os usuários chegarão a conclusão que estão diante da melhor opção, o contrário também acontece caso você tenha muitos depoimentos negativos.
Benefícios
Listamos 3 benefícios diretos que a sua loja virtual recebe ao usar a prova social:
Aumento nas vendas
As avaliações positivas dentro da sua loja virtual podem acabar com as objeções do usuário e convencê-lo a comprar de forma muito mais rápida, isso gera um aumento significativo nas vendas.
Dúvidas esclarecidas
Ao usar as avaliações para sanar a dúvida dos clientes, com o tempo, outras pessoas com as mesmas dúvidas lerão as suas respostas e não precisarão perguntar novamente. Isso diminui bastante o tempo entre a decisão e a efetivação da compra.
Melhorias no seu processo
Você também pode aproveitar as perguntas dos clientes nos comentários e as avaliações para fazer uma autoavaliação e entender quais pontos precisam ser melhorados dentro do seu processo de vendas.
Lily
A Lily é um app que tem integração direta com a NuvemShop e que você pode usar como ferramenta na sua loja virtual. Ela serve para gerenciar os comentários e avaliações dentro da sua loja virtual. Com ela você gera confiança no seu negócio e aumenta a taxa de conversão. Acesse e conheça todas as funcionalidades dessa ferramenta!