As experiências hibridas vem tomando formato no cenário atual, visto que a pandemia ainda existe, mas com a vacinação acontecendo, o presencial está retornando, de forma diferente. O Híbrido está tomando conta das esferas da sociedade como, por exemplo, no ensino e trabalho, e até em alguns eventos conseguimos observar essa modalidade acontecendo.
Podemos observar as mudanças que aconteceram na pandemia, uma situação foi referente ao ensino, escolas e universidades que foram sempre adeptas ao presencial, tiveram que se adequar a condição global, viver remotamente as atividades que anteriormente eram presenciais. E com o cenário atual, ocorrendo a diminuição dos casos de covid-19, o híbrido vem adentrando a realidade, pois existem benefícios tanto no presencial como no remoto. Para Moran (2015), “podemos ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços. Híbrido é um conceito rico, apropriado e complicado. Tudo pode ser misturado, combinado e podemos, com os mesmos ingredientes, preparar diversos “pratos” com sabores muito diferentes”.
No ambiente profissional, também é visto que adesão ao trabalho híbrido vem sendo aplicado em várias empresas, pois além de ter mais tempo e estar no conforto da sua casa, também tem o fator de diminuição de gastos tanto para a empresa, quanto ao colaborador como, por exemplo, gastos de manutenção e transporte, respectivamente. Outra experiência híbrida que está acontecendo no ambiente profissional, é que mesmo que o trabalho esteja no presencial, as reuniões estão sendo virtuais. Esse é um resquício da pandemia, e será adotado por tempo indeterminado, já que fazer reuniões sem sair do seu local atual e gastar com transporte, é um benefício e melhora a gestão de tempo do profissional.
E mesmo ocorrendo os avanços trazidos pela vacinação, uma parcela da sociedade ainda não se sente confortável em se reunir presencialmente. Com isso, a maioria dos eventos acadêmicos, profissionais ou até mesmo de entretenimento, estão se adequando a esse público para conseguir atendê-las. Esses eventos são realizados presencialmente com participação do público e transmitidos online, e assim permite que pessoas de outras cidades e até países acompanhem tudo remotamente. Uma situação marcante nesses eventos híbridos, é a preocupação de entregar uma experiência igual ou parecida, para os que estão em casa, como se estivessem no evento presencial.
Sendo assim, as experiências híbridas, vão se desenvolver e alcançar novos patamares, pois sempre irá existir pessoas que se interessem pelo remoto e até o fato de o indivíduo ter a possibilidade de escolha, enriquece o ensino, trabalho ou evento.
Referências:
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª Ed. Campinas: Papirus, 2015.