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Como anunciar no Facebook Ads?

Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece uma grande variedade de formatos de anúncios. Por meio dele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação da sua marca no Facebook e Instagram.

Primeiro, você precisará acessar o Gerenciador de Anúncios. Para isso, você precisará acessar o perfil no Facebook que administra as Fan Pages às quais seu anúncio estará vinculado.

Na coluna da esquerda, clique em “Ver mais” e depois em “Gerenciador de Anúncios”.

Estrutura das campanhas no Facebook Ads

A estrutura das campanhas do Facebook Ads tem 3 níveis:
• nível de campanha;
• nível de conjunto de anúncios;
• nível de anúncio.

Facebook Ads

É válido salientar que há duas maneiras de se criar anúncios no Facebook e Instagram.

A primeira é pelo “Impulsionar”, o famoso boost. Basicamente, por essa ferramenta, criamos anúncios de maneira rápida no Facebook, mas deixamos de aproveitar MUITO do que a rede social pode nos oferecer.

No caso do impulsionamento a ordem da estrutura da campanha é inversa: começa com nível de anúncio, depois passa para nível de conjunto de anúncios e por último nível de campanha.

Se você ainda não conhece muito bem essa ferramenta, veja qual é a diferença entre impulsionar e criar anúncios no Facebook e entenda qual opção é melhor para você.

A segunda maneira de criar anúncio no Facebook é pelo Gerenciador de Anúncios.

Por ele, conseguimos usufruir de todo o poder que os anúncios do Facebook podem nos oferecer, graças às possibilidades de segmentação e alcance de público qualificado.

Nível de Campanha

Aqui você escolherá o objetivo da sua campanha, de acordo com seu objetivo de marketing.

O Facebook divide os objetivos em 3 blocos: Reconhecimento, Consideração e Conversão. A divisão dentro desses blocos é a seguinte:

Reconhecimento

Reconhecimento de marca: aqui você entrega seus anúncios para pessoas que são mais propensas a prestar atenção e que terão maior recall de marca nos próximos 2 a 3 dias.

Alcance: com esse objetivo você exibirá seu criativo para o máximo de pessoas possíveis, dentro do seu público-alvo escolhido e nas proximidades que escolher.

Consideração

Tráfego: esse objetivo exige ação do usuário. Para quem deseja levar o usuário para algum “lugar”, esse é o objetivo ideal. Seja site ou página dentro do Facebook, esse objetivo foca em conseguir que o usuário clique no link que ele deve ser direcionado.

Envolvimento: se você quer aumentar o “envolvimento com sua publicação”, “curtidas na página” ou “participações no evento”, esse é seu objetivo. O Facebook vai priorizar a entrega de seus anúncios para pessoas que sejam mais propensas a tomar alguma dessas ações.

Instalações do app: esse objetivo enviará as pessoas para a loja, onde elas encontrarão seu app para download.

Visualização de vídeos: escolhendo esse objetivo, você promove seus vídeos, com o conteúdo que desejar, aumentando o reconhecimento de marca. Outro objetivo de branding, certo?

Geração de cadastro: precisa aumentar sua lista de potenciais consumidores? Gerar Leads? Esse é seu objetivo. Aqui, os usuários preenchem um formulário, dentro do próprio Facebook, com dados que você julgar mais importantes. Você pode baixar sempre esses dados e utilizar como novas segmentações ou segmentações semelhantes.

Mensagens: esse objetivo faz com que mais pessoas conversarem com a sua marca no Messenger, no WhatsApp ou no Instagram Direct para você poder concluir compras, tirar dúvidas ou oferecer suporte.

Conversão

Conversões: Se você precisa que o usuário converta algo, seja o download de um e-book, alguma compra, preenchimento de formulário ou qualquer outra ação dentro do seu site ou app, é um objetivo que vale muito a pena de ser testado. Para que esse objetivo funcione e você consiga mensurar, é preciso instalar o famoso Pixel do Facebook. 

Venda do catálogo: Esse objetivo cria anúncios automáticos sobre seus produtos, baseado na sua audiência. É preciso criar um catálogo de produtos antes de começar (o Facebook disponibiliza um site destinado aos anunciantes.

Tráfego para o estabelecimento: Funciona para levar consumidores até sua loja física. É a união do online com o offline. O Facebook otimiza a entrega para pessoas próximas a um endereço definido. O anúncio aparece com um botão para obter rotas ou ligar para o estabelecimento.
Neste nível, você deverá também, decidir se optará pelo sistema de compra “Leilão” ou “Alcance e Frequência”.

Leilão ou Alcance e Frequência?

Em leilão, você é cobrado de acordo com o leilão de anúncios, feito pelo Facebook, que seleciona os melhores anúncios para veicular com base nos lances máximos e no desempenho.
Essa decisão vai impactar no próximo passo, que é escolher o objetivo propriamente dito.

Segmentação

Além do objetivo da campanha, nesse nível, é preciso definir outras informações simples, como país da conta, nome, moeda e fuso horário.

Nesse nível, você decide seu público, orçamento e programação. Essa é a decisão mais importante desse nível. É aqui que você decide com quem vai falar.

Você tem disponíveis dados demográficos (idade, gênero, localização) e dados de interesse e comportamentos (interesse em comidas, entretenimento, estudantes, compradores online) para citar apenas alguns exemplos.

O Facebook disponibiliza DIVERSOS tipos de interesses, dados comportamentais e afins. Você pode fazer uma segmentação bem específica ou mais abrangente, dependendo do que está procurando.

E é importante testar mais de um público para entender qual segmentação reage melhor aos seus anúncios, demonstra mais interesse e faz mais sentido para você.

Públicos personalizados e audiência semelhantes

Em “Conjunto de anúncios” você consegue escolher o público-alvo da sua campanha, para isso você tem duas opções: criar um “Público Personalizado” ou um “Público Semelhante”.

Públicos personalizados são listas que você pode criar e aplicar em suas campanhas.
Para criar esse tipo de público, você pode fazer upload de um arquivo com números de celular, e-mails ou outros dados suportados, ou usar o tráfego do seu site, atividades no seu app ou engajamento no Facebook e Instagram (pessoas que curtiram a página ou interagiram de alguma forma).

Sabe o público personalizado que você fez? Você pode criar uma audiência mais ou menos parecida com ele, atingindo pessoas propensas a ter um comportamento semelhante ao de seus consumidores. Legal, né?

Posicionamento

O próximo passo é definir o posicionamento do seu anúncio.

Você pode optar pelo posicionamento automático (o próprio Facebook decide onde veicular para que você alcance seus objetivos da melhor forma), ou, posicionamento manual. Na segunda opção, você é quem vai decidir onde esse anúncio vai aparecer.

No posicionamento manual, você poderá escolher o tipo de dispositivo de acesso (se quer que o anúncio seja exibido só para quem acessar via mobile, por exemplo), e em quais plataformas esse anúncio aparecerá (Facebook, Messenger, Instagram, Audience Network).

Você também poderá escolher em quais lugares, dentro de cada plataforma, seu anúncio aparecerá. Se optar pelo Facebook, por exemplo, o anúncio poderá aparecer no feed, dentro de vídeos, na coluna à direita, etc.

Orçamento e programação (a resposta para a pergunta “quanto custa anunciar no Facebook Ads?”)

Nesta etapa, você definirá o orçamento e o período em que o anúncio permanecerá no ar.

Para orçamento, existem duas formas de escolha: diário e vitalício.

No primeiro, você define o valor que quer gastar por dia, ou seja, o Facebook entregará seu conteúdo e te cobrará, no máximo, aquele valor diário que você determinou. Isso significa que, quando sua verba acabar, seu anúncio automaticamente sai do ar.

No segundo, a rede social entrega seu conteúdo conforme a performance do dia, podendo variar o valor diário mas que, ao final do período da campanha, ele terá entregado o total definido.

Geralmente, a cobrança é feita de acordo com o objetivo de campanha. Existem três tipos de compra de anúncio:

• CPA (Custo por Ação): você paga de acordo com a ação do usuário

• CPC (Custo por clique): você paga por clique na sua chamada para ação

• CPM (Custo por mil impressões): você paga a cada mil exibições do seu anúncio

Você pode definir, também, o valor do lance máximo de cada ação ou impressão, definindo um teto para os gastos. Ou optar por manter no automático, deixando à escolha do Facebook, que decidirá o teto do lance pensando sempre na otimização da sua campanha.

Manter o lance como automático pode ser uma boa ideia, assim, deixa-se que o Facebook otimize e entre nos leilões que considera mais relevantes para o seu anúncio. Entretanto, é sempre importante testarmos o uso de leilão manual contra automático nos anúncios para ver o que tem melhor performance.

Nível de Anúncio

Por fim, o último nível para uma campanha é o de anúncio. E é aqui que ele ganha forma!

Nada disso terá sucesso se você não monitorar os seus resultados, fazer uma análise dos dados, se debruçar sobre as estatísticas e entender o que deu certo e o que deu errado.

Então, após o término da campanha, vá no Gerenciador de Anúncios e analise as métricas detalhadas e os relatórios disponibilizados na área.

Ao analisar os números, questione pontos importantes para identificar a causa do problema, como por que o custo por Lead está caro? Por que o CTR está baixo? Por que a frequência está alta?

Dessa forma você terá Insights relevantes para corrigir os erros e melhorar o seu desempenho na próxima campanha, assim aprimorando os seus futuros anúncios.

COMO O FC+ PODE AJUDAR VOCÊ?

É bem provável que neste momento você esteja se fazendo a seguinte pergunta: “como é que eu vou utilizar das vantagens do Facebook ADS na minha empresa?”. Saiba que a resposta é simples, nós da FC+ temos diversas formas para te ajudar com essa poderosa ferramenta!

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